Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Licitação da merenda escolar: como anda?


Ao tentar participar do processo licitatório para aquisição da merenda escolar, uma empresa de médio porte de Portel buscou a SEMED. O empresário falou com a secretária Ana Valéria, que é irmão do prefeito Paulo Ferreira, e a mesma falou que o prazo de licitação já tinha se esgotado.

Outro portelense estabelecido em Belém também teve a intenção de participar do processo. No entanto, impediram a empresa do portelense nato de participar do teste de aceitabilidade, dificultando sobremaneira a liberação do edital, praticamente impedindo sua participação.

De fato, já houve o teste de aceitabilidade, do qual participaram 3 empresas. Tais empresas já teriam apresentado suas propostas em conformidade com os 39 centavos por aluno, dentro do que o MEC disponibiliza o cardápio nas escolas.

Na verdade, o prazo de encerramento do processo licitatório está afixado para o dia 23 do corrente. Com o temor de haja direcionamento e, com essa preocupação, há empresários buscando a ajuda do blog Educadores de Portel. Cabe a nós, como sentinelas da educação, tornar público tudo que envolver investimentos no setor.

E a demanda dos produtores? Como fica?

Durante reunião realizada na semana passada na SEDE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), governistas afirmaram que houve tentativas de absorver a demanda dos batedores de açaí. De acordo com a Vigilância Sanitária, órgão da Secretaria de Saúde do Município, conjuntamente com a ANVISA Estadual, a polpa apresentada por 60 dessas batedeiras, apresentou elevada incidência de coliformes fecais. Ainda segundo estes órgãos, as 60 batedeiras apresentaram, integralmente, incidência de 40% (porcento) de coliformes fecais.
Coliformes fecais pode causar encefalopatia grave  entre outras doenças
Coliformes fecais, atualmente chamados de coliformes termotolerantes, são bactérias que estão presentes em grandes quantidades no intestino dos animais de sangue quente.
Os coliformes fecais (termotolerantes) podem contaminar a água através das fezes de animais que chegam até a água por meio de despejo do esgoto que não foi adequadamente tratado.
As bactérias coliformes fecais reproduzem-se ativamente à temperatura de 44,5 °C, temperatura suficiente que lhes permite também fermentar o açúcar e a lactose, com produção de ácidos e gases.
São muitas vezes usadas como indicadores da qualidade sanitária da água, e não representam por si só um perigo para a saúde, servindo antes como indicadores da presença de outros organismos causadores de problemas para a saúde.
Paralisia cerebral ou encefalopatia crônica não progressiva é uma lesão de uma ou mais partes do cérebro, provocada muitas vezes pela falta de oxigenação das células cerebrais.
Mas se a visão ou a audição forem prejudicadas, a pessoa poderá ter dificuldades para entender as informações como são transmitidas; se os músculos da fala forem atingidos, haverá dificuldade para comunicar seus pensamentos ou necessidades. Quando tais fatos são observados, o portador de paralisia cerebral pode ser erroneamente classificado como deficiente mental ou não inteligente.
Crianças contaminadas possuem notas baixas e o "governo" ao invés de cuidar da saúde das pessoas mudam as leis para que não haja repetência, ou seja, estudar sem aprender.

Nenhum comentário: