Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

domingo, 28 de abril de 2013

A agonia dos encastelados


Sem dúvida, a imagem dos poderes, todos eles, estão maculadas. A opinião pública mostra claramente o seu descontentamento em relação ao judiciário, executivo e legislativo. É o que vamos ver nesta postagem.

Nos dias que se passaram, os vereadores estiveram junto à superintendência da Caixa Econômica Federal, com o propósito de destinar a Portel 10 unidades Caixa Aqui. Após a visita, que diga-se de passagem foi bem sucedida, a presidência da Casa enviou ofícios a centenas de comerciantes. O resultado da reunião foi pífio, com a presença de apenas seis comerciantes.  Em relação a isso, fui em busca da provável razão de tanto “desinteresse”.

O desencadear dessa lacuna no processo de melhoria das condições dos beneficiários dos programas federais – em que pesem o sofrimento dos que madrugam sob chuva na frente do mercantil Confiança -, existe um fator de luta social que aparentemente não tem nada a ver. Só aparentemente, pois durante manifestação do SINTEPP por dias melhores e atraso salarial, o povo invadiu a Câmara Municipal num momento em que os profissionais da educação ameaçavam uma greve geral. Bradou um vereador: “O SINTEPP não tem credibilidade para fazer uma greve”. No dia da greve veio a grande resposta que nenhuma palavra poderia responder: o povo inteiro apoiou a “greve dos professores”, que na verdade não é só de professores, mas de toda a classe de trabalhadores da educação.

Nos dias que se sucederam, o SINTEPP fez uma avaliação, não do jeito que sempre fizeram, entre os coordenadores. Realizaram, neste sábado, uma avaliação envolvendo os pais de alunos. A atenção deveria estar focada no Médio Anapu, onde a Câmara reunia itinerantemente. Não estava. Os olheiros do governo estavam observando a movimentação do que poderia ser um fiasco. Novamente o povo acompanhou os sintepianos. E isso, por si só, viria a causar uma ciumeira só vista entre os candidatos em período eleitoral. E com razão, pois os candidatos que foram derrotados pelo Pedro Barbosa se retraíram, tanto que se pode berrar aos quatro cantos que Portel não tem oposição, exceto Miro Pereira e, de forma institucionalizada, o SINTEPP.

A informação repassada pelos soldados do governo dava conta de que a reunião, capitaneada pelo vereador Ronaldo Alves, fora um sucesso. Bastou essa informação para as borboletas se agitarem no estômago daqueles que estão encastelados no poder há pelo menos oito anos. Em rede social, o vereador passou a ser atacado ostensiva e sistematicamente. O motivo, sabidamente escamoteado, seria a denúncia feita pelo vereador, na mesma rede, sobre uma força tarefa em catar gente que possa testemunhar contra o doutor Evandro Santos, tido como o homem que entregou cópias de documentos que podem levar à cassação do atual prefeito Paulo Ferreira.

Dos poderes mais afligidos pelo desdém do povo, certamente é o Poder Legislativo. Isso se dá porque é notória a fragilidade econômica de nossos conterrâneos que, em cima disso, os vereadores dependem financeiramente da prefeitura, sobretudo para manter o trabalho relegado ao assistencialismo. Ou oferta algo ou não presta. Desse princípio estrutural decorre a venda do mandato ao executivo, pois, com um salário que não passa de 4 mil reais é impossível satisfazer as demandas da carga de gás, da receita médica, da passagem e até das festas que são divulgadas nos carros-som, do tipo “apoio do vereador fulano de tal”.


Nenhum comentário: