Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

sábado, 9 de março de 2013

Protesto de um portelense: madeira apreendida em Portel é levada para outro município


UM CIDADÃO PORTELENSE MUITO REVOLTADO, INDIGNADO E ENVERGONHADO

Texto de A. P. B. (com adaptações de Ronaldo de Deus)

Hoje, por volta das 10:00 h. da manhã populares filmaram o IBAMA fazendo o transporte de oito balsas grandes carregadas de madeira em tora, fruto da Operação Onda Verde que apreendeu máquinas e equipamentos em nosso Município.

O que nos deixa indignados é que em torno de 10.000 m3 (dez mil metros cúbicos) de madeira em tora que foram apreendidas e que estão avaliadas em mais ou menos 5.000.000,00 (cinco milhões de reais) e que deveriam ser destinadas às ONG’s e entidades de nosso município através da prefeitura. Além disso, deveriam ser beneficiadas aqui mesmo, no sentido de garantir a tão sonhada renda aos pais de família que passam fome neste exato momento. Outra possibilidade seria a construção de casas populares, igrejas, carteiras escolares, escolas, e tantos outros benefícios para a população pobre de Portel.
Vale ressaltar que a quantidade de madeira apreendida não somou outras madeiras em tora armazenadas em extrações ilegais.

Madeira apreendida em Portel não será para os portelenses
Essas balsas contendo toda essa riqueza de nossa terra foram levadas de Portel e não sabemos o destino, pois existe um silêncio conivente e covarde de nossas autoridades de Portel. Na hora de reinaugurar praças construídas por outros prefeitos e abandonadas pelo mesmo grupo que está hoje no poder em Portel, os vereadores comparecem, discursam e participam da queima de milhares de reais em fogos, no entanto, na hora de defender os pequenos madeireiros e ribeirinhos que exploram de forma sustentável a floresta e dela são seus maiores guardiões, esses vereadores se acovardam e permitem um absurdo como esses. Poderiam, em vez disso, fiscalizar, multar, apreender máquinas e equipamentos, mas nunca levar de nosso município a madeira QUE NOS PERTENCE.

Fiquei sabendo que um madeireiro japonês de Tucuruí chegou a Portel dizendo-se dono de uma ONG (que não é de Portel) e que já tinha a autorização para levar a madeira apreendida de Portel que foi supostamente doada para sua ONG. MEU DEUS, tantos miseráveis em Portel !!!!!!!!!!! O QUE ESTÁ POR TRÁS DISSO TUDO? QUEM ESTÁ GANHANDO MILHÕES DE REAIS COM A LIBERAÇÃO E SAÍDA CRIMINOSA DESSA MADEIRA DE PORTEL? POR QUE SÓ DEPOIS QUE A MADEIRA SAIU É QUE O PREFEITO RESOLVEU TRAZER O SBT PARA DENUNCIAR? PORQUE OS VEREADORES E O PREFEITO NÃO ACIONARAM A JUSTIÇA FEDERAL PARA IMPEDIR A SAÍDA DESSA MADEIRA DE PORTEL? POR QUÊ? POR QUÊ? POR QUÊ?

Comentário do blog

De muito tempo se ouve falar em financiadores de pequenos extratores de madeira, os quais se escondem por trás da fachada de ribeirinhos que praticam a extração para subsistência. Na verdade, grandes madeireiros usam esses pequenos trabalhadores da floresta, financiando com comida, óleo diesel e maquinários que jamais estariam ao alcance dessa gente humilde do interior de nossa cidade. Homens que ostentam riqueza em nossa terra fomentam essa prática para burlar leis ambientais em vigor no nosso País.

Embora o blog aceite a indignação do cidadão que produziu o texto acima, sentimos a necessidade de o governo fazer uma grande reunião que possa envolver toda a população e gerar oportunidade de geração de renda, assim como incentivar a instalação de empresas que praticam a extração de madeira atendendo requisitos legais.

Outro adendo que quero deixar aqui é quanto a esses homens que exploram a nossa madeira sem dar oportunidade de emprego e renda aos pais de família portelense. Importante destacar esse fato porque essa gente é criminosa. O esquema funcionava assim: o patrão financiava combustível, equipamento, etc. Depois de pronto o serviço, esse patrão descontava os gastos feitos e pagava o saldo. Em seguida, a balsa passava colhendo essa madeiras para enviar no grosso para uma empresa estabelecida fora do município. Havia, inclusive, um encarregado de distribuir notas frias, mas após a nova regra de utilização dos meios eletrônicos, essa prática se desfez. Porém, a prática do financiamento persistiu até o dia de hoje. Vamos ver no que vai dar, pois já ficamos sabendo que há empresas que praticam a legalidade com intenções de manter o comércio das madeiras com beneficiamento em Portel mesmo.

Um comentário:

Anônimo disse...

http://www.ibama.gov.br/publicadas/ibama-doa-5000-m-de-madeira-apreendida-na-operacao-onda-verde , sociedade civil organizada recebe doações de madeira.