Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Prefeito de Portel vai implantar sistema biométrico para controlar servidores da prefeitura


O sistema já é usado em novas tecnologias, mas presentes também nas antigas
O prefeito de Portel, Paulo Ferreira, acaba de comprar um sistema de vigilância para saber se os servidores estão mesmo trabalhando, estão sendo assíduos ou pontualis. Trata-se do de uma moderna máquina de ponto de trabalho que utiliza o sistema biométrico. 

Os debates ficaram animados quanto a essa aquisição. Entre elas estaria uma vantagem pessoal de 10% sobre o total geral, outras que beiram o hilário, mas não cabe aqui repassar, neste momento, o feeling do povão. Meu foco nesta postagem é outro. Mas, por enquanto, uma das vantagens da aquisição seria a coibição de funcionários fantasmas, que foram identificados aos montes na administração passada.

Pois bem, soube de diretores de escolas que permanecem no local de trabalho por cerca de 15 minutos, deixando a carga de serviços sobre os ombros de um ou dois vice-diretores e do corpo técnico. Sei que, ao afirmar isso, virão os defensores do diretor dizendo que ele tem que sair em busca de recursos, materiais, etc, geralmente dizem: “foi para a SEMED resolver um problema” e por aí vai. Este não é o ponto. Acontece que diretor tem 200 horas para trabalhar numa determinada escola. O grande problema surge quando se descobre que este mesmo diretor exerce outros cargos em escola diferente, dando aula e acumulando algo em torno de 300 a 600 horas! Neste caso, foi articulada a contratação de um ou dois vices para que o diretor fique livre e possa desempenhar outras funções. Ou ninguém vê que esses diretores trabalham noutras escolas?

Até o momento não sabemos quanto custaram essas máquinas, mas tomara que não seja algo em torno de 3 milhões e meio, justamente o valor que nos é devido desde o mês de dezembro, dívida deixada pelo presidente da AMAM e pretendente ao cargo de diretor executivo da mesma.

Os aparelhos biométricos

Eles estão por toda parte. Em vez de digitar a senha do seu notebook o PC, você apenas põe o seu polegar e pronto, abriu o sistema para fazer seus muitos trabalhos. Existem até celulares com esta praticidade.

Como funciona um sistema Biométrico?

Os aparelhos biométricos funcionam por meio da captura de amostras do ser humano --íris, retina, dedo, rosto, veias da mão, voz e até odores do corpo. Essa amostra é transformada em um padrão, que poderá ser comparado para futuras identificações. A biometria se baseia na ideia de que alguns traços físicos são exclusivos de cada ser e os transforma em padrões. A técnica foca as chamadas "mensurações unívocas" do ser humano.

A biometria está muito presente em filmes e seriados, principalmente aqueles com temática policial e investigativa. Não são raras as cenas em que, para abrir uma porta ou um cofre, o personagem precisa colocar a mão ou os olhos em um scanner biométrico..










Nenhum comentário: