Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Carnaval em Portel: Safados, Porcos e Morro de Fome

Por Ronaldo de Deus

Apesar da crise criada pelo ex-prefeito Pedro Barbosa (que deixou uma dívida superior a 20 milhões de reais), o município não deixa de participar do tradicional carnavalesco, com blocos de rua e os recém inventados blocos de boate. Como dizem, comida falta, bebida farta.
Os Safados, folia indoor                Foto: Divulgação
O próprio prefeito de Portel, em sua página em rede social, garantiu que fez o “possível para atender através de subvenção ou estrutura, os blocos carnavalescos da cidade”. Além disse, o prefeito disse que solicitou “e fomos atendidos com reforço policial para estes dias de festa para garantir uma melhor segurança aos brincantes”. Ferreira não deixou claro à população providências de segurança para os bairros afligidos pela crescente onda de violência, a saber nos bairros da Cidade Nova e Portelinha.


O Bloco dos Safados acontece em dois dias na sede do Aliança Esportiva Camel. No primeiro dia inicia às 21 horas e segue até as 3 horas da madrugada. Já no segundo dia, domingo, vai das 21 horas até as 2. 


Mas nem todos incluem bebidas nas suas comemorações. O carnaval cristão do Marajó, em sua 13º edição, não inclui bebidas em sua performance. O Carna Cristo Fest acontecerá na segunda-feira, 11, a partir das 8h da manhã, na versão Bloco dos Pequeninos da Fé e às 16h o Bloco Frutos da Fé pula no corredor da folia. Segundo a coordenação, haverá uma adoração ao Santíssimo e, logo após, a "Balada Santa".


No dia 12, terça-feira, é a vez dos tradicionais blocos de rua. Destaque é por conta do bloco Vai Quem Quer, com mais de 20 anos de existência, fundado por Daguias e amigos. O bloco do Mário Preto, o Morro de Fome, Mas Não Trabalho  também é muito festejado, apesar das reclamações de seu fundador, que se sente injustiçado na distribuição da merreca carnavalesca. Alguns mais recentes são o Não Esmoreça e As Piriguetes.


Bloco do Porco        Foto: Divulgação
Mesmo com a inclusão de atrativos e gastos com fantasia e outros adereços, o bloco que vem fazendo sucesso nos últimos tempos é o Bloco do Porco, se apresenta na quarta, dia 13. O número de brincantes supera 5 mil e, segundo os coordenadores, já estão disponíveis 5 mil sacos de lama, a fantasia do bloco. Além de fazer um arrastão pela cidade, sempre banhados em lama, realizam também o concurso Miss Porquinha. No final, há uma Captura ao Porco, ou seja, embalados em álcool, lama e muito som estridente, o folião ainda tem que agarrar um porco enlameado.


Nenhum comentário: