Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Pagamento dos professores de Portel continua em atraso


Professores ocupam SEMED por falta de pagamento (dez/12)

Portel, 29/01/2012

Depois do escabroso atraso no pagamento dos servidores da educação do município de Portel, mesmo tendo recebido quase seis milhões só no mês de dezembro e mais de 48 milhões durante o ano de 2012, várias reflexões são feitas. 

Entre elas a preocupação a respeito das pessoas que assumem o comando do Fundo da Educação – o FUNDEB, assim como o fortalecimento de todos os conselhos escolares, para que a educação tenha uma gestão sadia e não comprometa salários de professores, nem merenda, nem material escolar.

Outra preocupação é quanto mexer num dinheiro que vem especificamente para a gestão da educação. Agora, como exemplo de problema em lançar mão desse recurso que é só pra educação, o prefeito de Portel se vê argolado pelas ações de seu colega Pedro Barbosa, que deixou o município num poço de dívidas.

Mas, quem criou o FUNDEF (que depois se tornou FUNDEB)?

Paulo Renato: Criou o FUNDEF
O Fundef foi criado por Paulo Renato, que foi um dos passos fundamentais para melhorar a educação.
O ex-ministro Paulo Renato Sou­za morreu no dia 25 de junho de 2011, aos 65 anos, na cidade de São Roque (66 km de São Paulo), após sofrer um enfarte fulminante.
Paulo Renato iniciou a carreira política em 1966, no MDB. For­mado em Eco­nomia em Porto Alegre, com mestrado no Chile e doutorado em Campinas, manteve extensa carreira acadêmica como professor universitário e, depois, como reitor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Antes, foi secretário de Educação do Estado de São Paulo e consultor da Organização das Nações Unidas na América Latina.
Em 1978, migrou para o novo PMDB. Filiou-se ao PSDB em 1990 e se tornou uma de suas principais lideranças. Antes de assumir o Mi­­nistério da Educação, foi por quatro anos gerente de operações do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), em Washington.

Nenhum comentário: