Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Pagamento dos professores continua em atraso


É grave a situação do atraso no pagamento dos servidores públicos da educação no município de Portel. O prefeito anterior, Pedro Rodrigues Barbosa, somente pagou o 13º devido à categoria, deixando de fora, no mês de dezembro, pessoal de apoio. Centenas de vigias, merendeiras, agentes de portarias, auxiliares administrativos, barqueiros e até coordenadores e diretores ficaram a ver navios no dia de ano, já que o natal ficou mesmo ao Deus dará.
Já nesta nova administração, de Paulo Oliveira, a situação é melindrosa porque a administração a deixou na forca com o atraso do pagamento do mês de dezembro, feito este só ocorrido no último ano de mandato da prefeita Nancy Guedes, 1997. Naquele ano os servidores públicos municipais ficaram sem os últimos quatro meses sem receber e a categoria não garantiu esse direito através do remédio constitucional indicado, que é o mandado de segurança.
A gestão da SEMED, na pessoa da irmã do prefeito Paulo Oliveira, Ana Valéria Oliveira, encaminhou uma nota de esclarecimento às emissoras SBT e Record. Na nota, dizia que o atraso se deu por conta de atraso no repasse de ICMS, além de repasses constitucionais que garantem perdas devidas à inflação.
Na verdade a única voz que poderia mesmo ser acreditada seria a do Conselho do FUNDED (o qual tem poderes para solicitar extrato das contas do fundo junto à gerência do Banco do Brasil), que se mantém impronunciado, calado, completamente mudo. Já o SINTEPP sofre um dilema sério. É que a maioria dos seus membros estão estudando. Paulo Junho estuda em Breves, Lucidalva faz pós-graduação. Quanto ao recém empossado vereador Ronaldo Alves, que no sindicato é coordenador-geral, também faz pós-graduação na mesma classe de Lucidalva nos turnos manhã e tarde. Roze, coordenadora de aposentados, é a única a dar expediente na entidade, no turno vespertino. A única coisa que sabemos de fato é que a sede do SINTEPP fica fechada por todas as manhãs destes dias. Inclusive esta postagem foi feita de dentro do prédio, com a utilização de computadores do sindicato, onde estava presente o secretário de informação, Ivaldo Alves.
A última informação que temos é que o pagamento deverá sair nesta terça-feira, 15. O ajuntamento de professores será enorme na frente do Banco do Brasil. De acordo com notas espalhadas pelas escolas do município, a comunicação de pagamento seria dada através da imprensa local, aí incluídas rádio e televisão apenas.

Nenhum comentário: