Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Eleição 2012: Quem são os candidatos mais cotados para a Câmara

A arte de fazer campanha política anda de mãos dadas com o trabalho, a reputação, a respeitabilidade e essas características estão se tornando evidentes nas previsões que o blog Educadores de Portel faz neste momento. Lamentamos profundamente, mas assim como somos contra a entrada de alguns indivíduos à representatividade na Câmara, não temos nada contra  os nomes abaixo elencados.
Mesmo discriminado, Manoel se destaca no PT


  1. O candidato pelo PT, mesmo marginalizado por seus companheiros e líderes do diretório local, o vereador candidato a reeleição Manoel Maranhense é o líder inconteste dessa corrida eleitoral. Não é pra menos. Apesar deste cidadão de origem maranhense ter pleiteado escolas através da tribuna e de requerimentos na Câmara Municipal e, assim como, tendo recorrido a então secretária Rosângela Fialho, não conseguiu seu intento de dar uma resposta aos anseios da população. Maranhense mandou construir uma escola no quilômetro 17, com recursos próprios, pois os alunos estudavam debaixo de uma ameixeira. Estive lá na inauguração da escola. A presença constante nas festividades das comunidades, anos após anos, Manoel esteve presente nas localidades que lhe deram voto.
  2. Em se tratando de novatos, o jovem Amba é o segundo colocado. Vi esse menino pequeno. Eu era vizinho dele. Desde cedo mostrou inclinação para o trabalho. Chegou a ser comerciante e, enquanto pode, investiu em atividades sociais do município. Amba tem ensino médio completo, é pai de família e mora no bairro do Pinho. É o candidato que, apesar de não ter dinheiro como muitos que não aparecerão na lista deste blog, está na boca do povo.
  3. Com vários mandatos, Jorge Barbosa se encontra em terceiro lugar. Só mesmo a justiça para tirar a vaga deste cidadão. Iniciou a sua projeção política com a ajuda do então deputado federal Seffer, que disponibilizou condições para atender pessoas enfermas, num momento de tanta precariedade no hospital local que não tinha médico nem remédios. Continua atuando no setor e levou vantagens de ser o presidente da Câmara por 7 anos consecutivos, desde a chegada de Pedro Barbosa ao poder.
  4. Enos Perdigão. Seria desta vez? Com 402 votos na eleição passada, não foi eleito, apesar de ter mais de 200 votos do que o vereador Adson Mesquita, que foi arrastado por Jorge Barbosa, na questão da legenda. Filho de pastor, casado, trabalha na educação. Está em quarto lugar.
  5. A Colônia dos Pescadores mostra que é um setor forte. Fátima da Colônia (Fátima Caldas) aparece em 5º lugar. Como é do PMDB de Miro Pereira, está numa situação indefinida até o momento, dependendo de um julgado que iniciou numa burla estatutária do partido, encabeçada por Rosângela Fialho.
  6. Mesmo perdendo na última eleição, Semone Moura aparece em 6º lugar. Durante seu mandato,  perdeu apoiadores em potencial, que migraram, em parte, para apoiar Manoel Maranhense, daí a explicação porque o candidato número um foi tão perseguido.
  7. Filha de ex-vereador e homem reconhecido na zona rural, Nalva Machado desponta como uma das mulheres que podem chegar, já que está em 7º na preferência do eleitorado.
  8. Toia Gama se destaca, principalmente na zona rural e Cidade Nova. Está em 8º lugar.
  9. Preto da Marina sempre anda ao lado do prefeito e é visto constantemente na embarcação Maddona é apoiado por Luis Rebelo e ex-prefeito Renato Queiroz que, apesar de não ganhar nem pra vereador, ainda dispõe de poder de convencimento junto ao eleitorado. Preto pode voltar, dependendo dos arranjos feitos entre os candidatos.
  10. Quem diria? Socorro Gomes, após anos ausente da Câmara, pode voltar a tribuna da machista Câmara Municipal. Socorro Gomes foi vereadora no tempo da Nancy Guedes, um tempo difícil e de humilhação para os servidores públicos e população.
  11. O trabalhador da saúde, Emerson, estão em 11º lugar. Se continuar no ritmo de campanha, pode chegar lá, pois já é conhecido do povão, tendo sido candidato antes.
  12. O sindicalista Ronaldo Alves, do SINTEPP é um dos mais cotados a ocupar a Casa de lei. Ronaldo Alves ficou com a minoria dos colegas sindicalistas. Beba foi para o lado de Nenem Nascimento, assim com Paulo Junho. Ou seja, o sindicato deixou de apoiar a esquerda para ficar do lado dos empresários. Alves, em 12º lugar, não é surpresa pra ninguém. Foi um dos maiores denunciantes da má aplicação dos recursos da educação e, sobretudo, da falta de transparência existente no Governo de Rosângela na educação e Pedro Barbosa como gestor maior.
  13. Enfim, outra mulher: Dina, a mulher dos olhos claros. Já veio candidato antes. Não dispõe de recursos, assim como Amba. 13º lugar.
Gente, apesar dos nomes acima constarem da lista do blog, muita coisa é passível de mudança, especialmente na compra de votos. Assim, nomes que não apareceram aqui podem despontar e suprimir alguns dos preferidos. Todo cuidado é pouco.

Na próxima postagem, os candidatos que o blog deixou de apontar, com base na preferência popular. Rejeição por parte do blog será manifestada também.

Nenhum comentário: