Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Um adeus ao grande mestre Afonso Mesquita


Ainda lembro do dia em que não tivemos aula no Abel Figueiredo porque o professor nosso estava fazendo um curso em Belém. Assim, vários professores tentaram, a todo esforço, fazer o que um cara conhecido como Paulo Afonso de Oliveira Mesquita fazia com maestria. O assunto era equação do segundo grau e os substitutos não conseguiam fazer a turma entender o assunto. Mas no dia em que Afonso retornou houve sim aprendizado, todos aprenderam e houve um reconhecimento de que esse professor sabia mesmo matemática, assim como sabia ensinar.

Logicamente todos os portelenses sabem que Afonso era o tipo de mestre que deixa marcas pelo fazer direito, com domínio do assunto que ministrava. Raras as aulas em que esse cara não tinha uma boa piada para descontrair a moçada. Era engraçado, muito embora houvesse momentos em que Afonso Mesquita esbravejasse, ao que recebeu o apelido de He-Man, dadas as porradas que desferia no quadro para que as conversas paralelas cessassem.

Era do tempo em que um professor tinha que dominar o assunto para estar em sala de aula. Tanto que, assim como muitos outros, fizeram o nome da Escola Paulino de Brito. Tive o privilégio de ser aluno dessa fera, assim como muitos dos professores atualmente em sala de aula são discípulos de Mesquita.

O blog Educadores de Portel não podia ficar de fora nas homenagens póstumas a essa figura que marcou a educação portelense. Vi muitas mensagens no Facebook estas últimas horas e aqui fica a nossa mensagem de respeito e consideração a esse nome que ninguém vai esquecer, sobretudo pela amizade que soube cultivar na comunidade de Portel. Embora Afonso fosse avesso às homenagens póstumas, não posso deixar de externar meu reconhecimento, e tantos outros professores (tenho certeza disso) que o admiraram em vida e receberam uma carga positiva nas suas salas de aula. Adeus grande mestre!

Um comentário:

Anônimo disse...

Homenagem merecida!