Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Operação Liceu prende quatro da IFPA


Belém/PA - A Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira (28)  quatro integrantes da cúpula do IFPa - Instituto Federal do Pará (Antiga Escola Técnica Federal do Pará). Além de realizar as prisões preventivas cumpriu 08 Mandados de Busca e Apreensão. Foram presos o Reitor do IFPa, quando se preparava para embarcar para Brasília no Aeroporto Internacional de Belém; o Diretor de Projetos do IFPa;  o Diretor da FUNCEFET e o Diretor Administrativo e Financeiro do IFPA. Com exceção ao reitor, todas as prisões foram realizadas nas residências dos acusados, em Belém. Os desvios investigados pelo Ministério Público Federal, justiça Federal e CGU alcançam mais de 5,5 milhoes de reais.



Durante alguns meses, com base em documentos obtidos e analisados pela CGU/PA, foi detectado o grande esquema de fraudes em licitações, apropriação e desvio de recursos públicos do Instituto Federal do Pará - IFPA e Fundação de Apoio à Educação Tecnológica, Pesquisa e Extensão do Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará - FUNCEFET.



Por conta dos crimes comprovados, os envolvidos foram denunciados pelo Ministério Público Federal, quando foram expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal, em Belém/PA, quatro (04) mandados de prisão preventiva, oito (08) mandados de busca e apreensão, todos cumpridos na manhã do dia 28/06/2012 (quinta-feira), nos municípios de Belém/PA e Capanema/PA. Dentre os envolvidos estão o atual reitor do IFPA, o Diretor-Geral e o Diretor Administrativo e Financeiro do FUNCEFET. As buscas foram realizadas na reitoria do IFPA, Campus de Belém, FUNCEFET e Escritório de Contabilidade no centro de Belém/PA.

Os envolvidos responderão na Justiça Federal pelos crimes de formação de quadrilha, peculato e fraudes em licitações. No total, participaram da Operação 60 Policiais Federais da Superintendência do Pará, doze servidores da CGU/PA e membros do MPF.

Nome da Operação

Liceu foi uma escola fundada por Aristóteles em 335 a.C.. A sua designação original era lyceum, provavelmente derivado de Apolo Lykeios. Hoje em dia, dá-se a designação de "liceu" a vários estabelecimentos culturais ou educativos em vários países, especialmente a determinadas escolas do ensino secundário. Por se tratar de fraudes que afetam diretamernte o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará – IFPA (antigo CEFET ou Escola Técnica), deu-se este nome à Operação.



Assessoria de Comunicação / Superintendência da Polícia Federal no Pará

Tel.: (91) 3214-8029

Nenhum comentário: