Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

domingo, 29 de janeiro de 2012

O CASO DAS FACULDADES IRREGULARES E O ANFITRIÃO CALADÃO

Nos dias de hoje, com o surgimento da obrigatoriedade de graduação em pedagogia para atuar em sala de aula, surgem faculdades, centros universitários picaretas com a nítida intenção de lucrar em cima da necessidade das pessoas incautas. Onde estaria o veio principal, o causador dessa assombrosa especulação monetária?
Bem se sabe que o governo federal tem se empenhado em aumentar o número de universidades, que ao contrário da educação básica, nunca foi tão presente na vida educacional e profissional da ampla massa de jovens ansiosos para entrar no mercado de trabalho. Um sistema injusto que faz percorrer um processo seletivo, como se fosse um espematozóide em busca do óvulo feminino, onde apenas um tem o direito à vida.
Por outro lado, as pessoas são cônscias de que a entrada de uma faculdade no território estadual ou municipal não tem sido observada com os devidos cuidados, mesmo sabendo que o órgão responsável pelo credenciado dessas instituições é o Ministério da Educação (MEC). O que se pretende afirmar com isso é que cada esfera, seja municipal ou estadual, deveria estar vigilante para que a população não padeça nas mãos de pessoas inescrupulosas, que fazem uso de propaganda enganosa e causam sérios danos aos bolsos dos pobres trabalhadores.
Ontem mesmo estive numa reunião que pretende substituir a mal falada FACETE, com a proposição de ser uma EAD (educação à distância). Num dado momento, questionei a qualidade do sinal da internet no município de Portel, que já é difícil subir ou assistir vídeos. Também perguntei se o nome da instituição estaria disponível no site do MEC (e-Mec) para constatação de legalidade. Outro ponto a ser questionado também é a questão da abertura de pólos, que depende do MEC e não se pode ir abrindo indiscriminadamente. 
Como aconteceram outros fatos desagradáveis, este blog está vigilante em relação à chegada de qualquer faculdade em nossa cidade, pois a secretaria de educação não tem tomado nenhuma atitude e não se pode negar o fato de que o gestor do município e o titular da SEMED são os anfitriões e como tal não podem qualquer um chegar e ir entrando sem dar satisfação. Até porque essas faculdades sempre se alojam nos prédios públicos, como Nicias Ribeiro, Abel Figueiredo, etc. Cabe ainda salientar que os coordenadores dessas faculdades são sempre oriundos da SEMED, portanto representantes do poder público que, caso fossem escrupulosos, fariam as devidas consultas de real credenciamento junto ao MEC para, depois, lançar propagandas e lucrar muito dinheiro dos professores. Abra o olho, prefeito!

Nenhum comentário: