Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

APARECIDA REALIZA DIA DAS CRIANÇAS

Entrada do igarapé Laranjal
Nesta terça-feira, véspera de feriado, fui constatar um evento que já ocorre há pelo menos 14 anos, onde comunidade Nossa Senhora Aparecida, no igarapé Laranjal, realizou mais um festejo em homenagem a sua santa padroeira, com direito a novena, torneio masculino adulto, distribuição de brinquedos, sopa, brincadeiras diversas e torneio das crianças, bem merecido, afinal dia 12 é o dia delas.
Infelizmente não pude constatar o torneio deste ano, que faz parte do conjunto festivo, como no ano passado, que fiz questão de registrar com filmes e fotos, mas mesmo não estando lá, ouvi falar de coisas muito boas. E foi no domingo que teve início a festividade, contando com apenas 8 equipes devido à morte por afogamento de um jovem da comunidade do Ajará. Apesar da maioria das comunidades não comparecerem com seus atletas, o brilho do espetáculo não foi abafado tanto assim, pois houve uma disputa acirrada pelo porco de 80 kg conferido ao primeiro colocado, que por sinal foi conquistado pelo time anfitrião.
Capela de N. Sra. Aparecida
Culto realizado no dia das crianças
Na terça feira os festejos continuaram com novena realizada pelos diretores da festa religiosa, tendo a capela local preenchida pelos moradores do igarapé Laranjal, que apesar do nome, não tem laranjeiras, sendo que a única árvore não dá fruto. Mas o melhor das brincadeiras viria no dia seguinte. E uma romaria também, com a dedicação e a fé característica dos movimentos religiosos que lembram o grande Círio de N. Sra. Aparecida, só que em miniatura.
Crianças aguardam vez de participar e ganhar prêmios
Fila para pegar sopa
Na quarta feira, no dia das crianças, centenas de crianças chegadas de toda parte do rio Acutipereira aguardavam a chegada do palhaço Perna de Suíta, trazido pelo vice-prefeito Carlos Moura. Antes da criançada extravasar as energias, porém, foi servido uma sopa ofertada pelo vereador Manoel Maranhense, com os cuidados dos professores e comunitários. Nesse âmbito comunitário tudo é levado em consideração a boa e velha parceria. A somatória de esforços sempre é bem vinda. Se todos agissem assim o mundo seria outro.
Corrida com saco 
No meio das brincadeiras, entre risos e palhaçadas, aconteceu a distribuição de brinquedos a mais de 400 crianças, que se enfileiravam diante do palco do salão de festejos da comunidade. Cada criança tinha no rosto a alegria de ter recebido, quem sabe, o primeiro brinquedo de sua vida, como bolas, bonecas, carrinhos, helicópteros e muitas outras miniaturas que fazem a imaginação desses seres na mais tenra idade, uma fase de sonhos, mas que sem os devidos cuidados pode ser muito dolorosa.
Jogo de futebol feminino
No campo de futebol, meninos e meninas se empenhavam em dar o máximo de si para conquistar grandes premiações. Os pais e comunidades gritavam ao redor do campinho, incentivando as crianças de suas comunidades, havendo um aumento na euforia das pessoas, jovens e adultos, quando um gol era marcado em busca da premiação, constituída principalmente por alimentos, tais como frango, mortadela, mas tendo também espaço para bebida como refrigerantes, fora a alegria de participar, algo que é muito gratificante ver nas comunidades do interior, como é o caso do rio Acutipereira.
Igarapé Muim-muim ao amanhecer
Dormi cedo nesse dia, pois teria que chegar inteiro a Portel bem para mais um dia de trabalho. Desta forma, atravessamos o rio que estava com uma turbulência média, nada que levantasse a preocupação do experiente Walter Libâneo, que conduzia o barco. Ao entrar no igarapé Muim-muim, fiz essa foto do amanhecer do dia, lindo.

Nenhum comentário: