Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

ALCIDES INAUGURA SALA DE INFORMÁTICA


Por Ronaldo de Deus
Após anos de espera, finalmente escola Alcides Monteiro inaugura sala de informática
Em Portel, como o resto do Brasil e grande parte do globo terrestre, o computador ainda é um objeto distante da realidade. Essa exclusão, felizmente, chegou ao fim para os alunos da escola Alcides Monteiro, localizada no bairro que mais cresce no município, Cidade Nova.
Hoje foi um dia de comemoração para os meus quase trinta alunos da 3ª série, em cuja classe, ao serem interrogados a respeito de experiência com computador, apenas seis levantaram as mãozinhas. São meninos e meninas que vão desde os 9 até os 14 anos que não sabem nem o que é um mouse. Ou seja, não sabiam porque neste dia eu ensinei aos pequenos e pequenas os periféricos básicos.
Os equipamentos da escola Alcides Monteiro estavam nas caixas originais à espera de uma sala e de atitude. Quando Paca (Sebastião Moraes de Abreu) assumiu a vice-diretoria escolar, o sonho das crianças de um dia ter aula de informática começou a se concretizar. Abreu, como também é conhecido, já foi vereador e tem uma visão diferente de enxergar uma administração, não fala muito e age de imediato quando surge um problema. Vi seu esforço diário no sentido de por fim a sérios problemas e computadores parados foi uma de suas preocupações. Estava no rumo certo. Pais e alunos receberam a sala no dia da inauguração como uma das melhores coisas depois da fundação da unidade escolar há mais de dez anos atrás.
A administração fez reunião com pais, alunos, professores e corpo técnico com vistas a proporcionar a participação de todos nos melhores rumos e usos da informática como uma ferramenta educacional. Essa forma democrática de decidir conduziu a opção por contraturnos, ou seja, alunos que estudam à tarde retornam em dias previamente selecionados pela parte da manhã ou intermediário, um horário ainda existente por falta de espaço físico.
Nesse primeiro dia levei meus alunos para a sala com as devidas orientações e foi o dia, acredito, que vi mais alegria nas feições daquelas crianças. Com apenas uma hora de duração, o tempo pareceu correr depressa e eles não queriam largar os computadores quando anunciei o fim do horário, às 18 horas. 
Milhões de crianças poderiam ser mais felizes no Brasil, porém, o que vocês não sabem é que algo está sendo tramado contra nós. Veja abaixo:


Caros amigos do Brasil,


As empresas de Internet estão fazendo altos lucros, mas enganando seus clientes em relação a uma Internet rápida e confiável. O governo finalmente quer intervir e regulamentar, mas ele precisa de um protesto em massa do público para abafar o lobby das telecoms que são contra a regulação. Temos apenas 24 horas até o voto decisivo -- envie uma mensagem de apoio pelos novos padrões de Internet urgent e encaminhe para todos:



Sign the petition
As empresas de Internet estão fazendo lucros imensos, mas enganando seus clientes em relação a uma Internet rápida e confiável. Finalmente o governo quer intervir e regulamentar, mas ele precisa de um protesto em massa do público para abafar o lobby das telecoms que são contra a regulação.

O serviço de internet é como um faroeste virtual - um mercado sem regulamentação do governo, onde o serviço é lento ou muitas vezes inexistente. Aqueles de nós que vivem no Norte do Brasil pagam três vezes mais pela Internet do que aqueles em São Paulo, mas o nosso serviço é quatro vezes mais lento. Enquanto isso, a Telefonica, sozinha, fez 4,3 bilhões de reais em lucros no ano passado.

Temos 24 horas até a votação crucial para o acesso à Internet rápida e confiável para todos - envie uma mensagem para a Anatel, a agência responsável por estabelecer os regulamentos, e em seguida, encaminhe este email para seus amigos e familiares:

http://www.avaaz.org/po/internet_para_todos/?vl

Neste momento, nosso governo está planejando uma expansão maciça dos serviços de Internet por todo o país, trazendo o acesso à informação a todos e até mais lucros para as empresas privadas de telecomunicações. Mas essa expansão é inútil se não existirem normas que garantam o bom serviço de Internet para os cidadãos mais pobres e as comunidades rurais. Normas de qualidade da Internet são o primeiro passo importante para um Brasil completamente conectado.

A ANATEL tem o poder de regulamentar as comunicações no Brasil, mas fontes dizem que o conselho diretor está sendo pressionado por grandes empresas a adiar ou abandonar estes regulamentos - protegendo grandes lucros ao invés do direito à informação para os brasileiros.

Se enviarmos uma enxurrada de mensagens de apoio a ANATEL apoiando a regulamentação do acesso à Internet, poderemos dominar o lobby de telecomunicações e garantir um futuro com Internet confiável e justa para todos os brasileiros. Envie uma mensagem agora, e depois encaminhe para todos:

http://www.avaaz.org/po/internet_para_todos/?vl

Nossos direitos enquanto usuários da Internet estão em perigo constante, mas juntos podemos vencer mesmo as maiores ameaças. Em agosto, o poder do povo ajudou a adiar um projeto de leis de crimes digitais altamente restritivo no Congresso abrindo o caminho para o Marco Civil, um projeto de lei pelos direitos do usuário da Internet. Agora vamos nos unir mais uma vez e levantar um coro enorme a nível nacional para melhorar a qualidade de nosso acesso à Web e alcançar o direito de Internet para todos.

Com esperança,

Luis, Diego, Carol, Emma, Ricken, Alex, Alice e o resto do time da Avaaz

Mais informações:

Saiba mais sobre a Campanha Banda Larga para pressionar a Anatel e garantir a Internet para todos:
http://campanhabandalarga.org.br/

Conselheira da Anatel sugere redução das taxas de interconexão (Folha de S. Paulo)
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/992494-conselheira-da-anatel-sugere-reducao-das-taxas-de-interconexao.shtml

Idec convoca consumidores para pressionar Anatel por qualidade da internet (Portal do Consumidor)
http://www.portaldoconsumidor.gov.br/noticia.asp?busca=sim&id=19900

Fatos sobre as operadoras de telefonia no Brasil (Teleco)
http://www.teleco.com.br/operadoras/grupos.asp

Campanha "Toda quinta é dia de pressão na Anatel" tem participação do Procon (UOL)
http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/infomoney/2011/10/20/campanha-toda-quinta-e-dia-de-pressao-na-anatel-tem-participacao-do-procon.jhtm


Apoie a comunidade da Avaaz!
Nós somos totalmente sustentados por doações de indivíduos, não aceitamos financiamento de governos ou empresas. Nossa equipe dedicada garante que até as menores doações sejam bem aproveitadas:Dona Agora

Nenhum comentário: