Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

domingo, 25 de setembro de 2011

POLÍTICOS ANTI-DIVISÃO DO ESTADO DO PARÁ SE REÚNEM EM PORTEL

Neste sábado, 24, aconteceu em Portel uma audiência para tratar da divisão do estado do Pará, fato este que ocorreu no auditório da escola Rafael Gonzaga. O evento contou com a presença de populares, empresários, estudantes e políticos. Entre os políticos, toda a bancada de vereadores da cidade e o prefeito de Portel Pedro Rodrigues Barbosa e o deputado Zenaldo Coutinho.
Encabeçado pelo deputado Zenaldo Coutinho, Portel contou com amplo debate sobre a questão da divisão do território paraense para formar mais dois estados, Tapajós e Carajás. O pedido de realização da reunião foi encabeçado pelo vereador Raso (José Pereira da Costa - PV).
O evento iniciou com a fala do presidente da Câmara Jorge Barbosa, que foi enfático em dizer que o espaço estava aberto a defesa dos separatistas, já que se considera contra a divisão do estado. Em seguida o prefeito Pedro Barbosa disse que já participou de outra reunião sobre o tema promovido pela Ordem dos Advogados, em Belém. Barbosa também afirmou que, pelo fato de estar presidente da AMAM - Associação dos Municípios da Ilha do Marajó,  não quis se posicionar para não causar constrangimentos. Outro político que também se declarou contra a divisão usando o argumento de que, caso isso aconteça, vai causar aumento da violência, foi o deputado estadual Luis Rebelo.
Os vereadores de Portel também se manifestaram, entre eles o Paulo Sérgio, que apesar de não ter muita base, diz já ter optado pelo não fracionamento do território, sobretudo porque o novo Pará perder universidades como a UFOPA que vai ficar do lado de Carajás. Raso, o autor do requerimento para a reunião, foi enfático quanto a posição de Duda Mendonça, o marqueteiro dos separatistas, ao dizer que este cidadão já manifestou-se contrário a divisão de outro território e quanto ao estado do Pará se diz favorável.
Durante a parte final das falas dos convidados foi lido um ofício encaminhado pela deputada estadual Luzineide Farias que, ao justificar sua ausência por problemas familiares, declarou-se contrária à divisão e que está à disposição do povo portelense.
Um momento de destaque foi a quando o espaço ao público foi aberto e o professor Ronaldo de Deus abordou uma questão que, segundo ele, tinha sido esquecida pelos presentes, que era o fato de se considerar a estrutura política e administrativa. Para o professor, o tamanho do território não importa, sendo necessário fazer uma reforma política no país, lembrando que o ex-presidente Lula está defendendo esta bandeira.

Nenhum comentário: