Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

terça-feira, 13 de setembro de 2011

ESTRADA PORTEL-TUCURUI: UM ANTIGO SONHO DOS PORTELENSES


    Ronaldo de Deus Machado 
    Sempre que viajo para a zona rural os pensamentos não são outros senão aqueles sobre trafegabilidade dos interioranos e o descaso dos governantes quanto ao acesso à sede do município. Esse pensar advém da má condição de tráfego existente entre localidades do interior que poderiam ser acessadas através de estradas, mas não são.

    Depois de recente manifestação pública contra a prepotência da secretária de educação, a gente acaba virando uma espécie de herói, uma esperança para muitas pessoas, pois não se vê no cotidiano portelense alguém que enfrente os poderosos do jeito que eu e meus colegas enfrentamos no último dia 7. Um agricultor me chamou e perguntou quando aconteceria  um próximo ato semelhante. Este mesmo cara disse que há algum tempo outros prefeitos já tinham prometido o melhoramento da estrada Portel-Tucuruí e até mesmo o atual, que chegou ao poder como um cidadão honesto e cheio de vigor para combater a corrupção, hoje é visto como um homem que não conseguiu realizar suas promessas de dar aos agricultores uma estrada para o trânsito de seus produtos.  Talvez porque ele não tenha contado com deputados e governadores de fibra. "Os maquinários que foram destinados a agricultura estão sendo utilizados na limpeza pública da zona urbana", desabafou o homem.
     Aliás, se depender dos políticos essa estrada nunca vai sair do imaginário do povo. Digo isso porque ouvi meu avô falar que, quando era criança, já ouvia falar a respeito da abertura dessa estrada. Meu avô já é falecido e ainda se fala nessa estrada. Desde menino desenvolvi uma idéia de que essa estrada não pode ser concretizada por dois motivos: primeiro que ela serve de promessas e estas redundam em votos; em segundo lugar estariam empresários do ramo das embarcações, os quais temem perder os passageiros que não desperdiçariam seu tempo em longas horas de viagens se tivessem que optar por um veículo que levaria aproximadamente três horas entre Portel e Belém.
     Se por um lado os políticos nadam em dinheiro e não realizam uma estrada, há empresários que já fizeram a estrada entre o alto rio Pacajá e Tucuruí. Em recente conversa com uma moradora da vila Cikel, fui informado de que muitos moradores daquela região raramente têm necessidade de vir a Portel, pois até saque bancário é feito na vizinha Tucuruí. Essa situação poderia ter sido resolvida, pois Portel sempre contou com políticos renomados, entretanto, sempre foram impotentes para dar conta de uma estrada, no máximo alocando recursos para construir um prediozinho como uma delegaciazinha.
     Há, contudo, que se cogitar também da inaptidão dos políticos que tanto disseram ser representantes de nossa cidade. Entre eles deputados estaduais, federais e até governador e governadora. Ouvi dizer que a Ana Júlia Carepa vai estar em Portel nesse dia 14, uma política que saiu com fama de má gestora, cujo trabalho diz ser a implantação do Linhão, coisa que certamente não é sua. Esteve em suas mãos a abertura da estrada assim como a questão da segurança pública. Ambas questões estão para um futuro que parece não chegar nunca.

Nenhum comentário: