Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

DEPOIS DE PROTESTO SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO RECEBE O SINTEPP

     Como era de se esperar, o governo municipal de Pedro Barbosa e sua ausente secretária de educação resolveram receber a comissão do SINTEPP. Mas para isso foi necessário fazer uma ampla manifestação no último dia sete, Dia da Independência, que reuniu centenas de pessoas na Praça da Bandeira. Na ocasião o sindicato levou ao conhecimento da população o descaso com os inúmeros ofícios que a entidade envia ao gabinete da secretária sempre solicitando uma reunião, mas a categoria nunca é recebida.
    No dia seguinte ao ato público, o próprio prefeito foi à SEMED cobrar dos servidores a falta de tato político com a questão, onde pesam casos como a infindável elaboração do PCCR. Segundo fontes de dentro da SEMED, houve troca de acusações, lavagem de roupa suja, e até pessoas caindo em pranto e cargo colocado à disposição. Tudo começou quando o prefeito questionou a tramitação de documentos oficiais dentro da secretaria de educação, que passa inicialmente pela recepção. Nesse caso, a primeira a chorar foi a recepcionista, que sentiu estar sendo acusada de dar sumiço às correspondências. Em seguida, o destino dos papéis apontaram para o diretor de ensino, que, como defesa, mostrou-se sensível ao melindre da situação e também chorou muito, dizendo-se injustiçado.
     Não é de hoje o sumiço de materiais dentro da SEMED. Além de muitos documentos encaminhados aos diversos setores da secretaria de educação, tais como boletins, relatórios, ofícios, abaixo-assinados, denúncias, documentos pessoais, bombas d'água, fardos de leite, dentre outros. A situação chegou ao ponto de haver uma determinação de usar-se o livro de protocolo para evitar o desvio de, principalmente, denúncias feitas por moradores da zona rural contra diretores e professores, em casos até delicados como abuso sexual, tanto cometidos por professores como por professoras, algumas destas com o costume de ficar com adolescentes, tendo inclusive um caso registrado na delegacia e conselho tutelar pelos próprios pais, porque viram na secretaria seus encaminhamentos simplesmente sumirem.
    Nesta quinta, 15, a secretária recebeu a coordenação do SINTEP/Subsede Portel, para colocar em dia várias situações congeladas à meses, por falta de disposição ao diálogo. A reunião começou com técnico da SEMED colocando para fora o aperto recebido pelo prefeito no último dia 8, havendo servidores a dizer que o sindicato distorce os fatos. Oziel, secretário do SINTEPP resumiu bem a situação ao dizer que a coisa está desse jeito por falta de diálogo nos últimos meses.

Nenhum comentário: