Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

segunda-feira, 13 de junho de 2011

TIO ALCIDES REALIZA SEU II TERREIRÃO COM SUCESSO

Quadrilha Explosão na Roça, organizada pelo dançarino Almir Sátiro: digna de representar Portel nos intermunicipais
Pelo segundo consecutivo, a escola Alcides Monteiro, localizada em um bairro considerado de risco pelas autoridades, realiza um bem sucedido terreirão alusivo ao período junino, tendo como padrinho forte São edro que não permitiu uma gota de chuva ou falta de energia elétrica como a que prejudicou o terreirão do Tio Rafa (escola Rafael Gonzaga), o que forçou a coordenação do evento doar toda a alimentação.
O evento foi acompanhado de muitas quadrilhas que, diga-se de passagem, conquistaram o público, este último formado principalmente por famílias inteiras. O público foi formado por pessoas humildes do bairro e, principalmente, pelos pais dos alunos, os quais permaneceram no local até o fim.
A festa foi acompanhada pelas tradicionais guloseimas típicas da temporada, tais como vatapá, tacacá, manioba, mingau de milho, entre outros. Já no tocante a bebidas alcoólicas, houve uma proibição, dada a crença de que o bairro é tido como de risco. Aliás, esse papo de risco já está me enchendo o saco mesmo, pois não é de hoje que ouço isso. Há um tempo atrás reivindiquei o intervalo para um repouso tanto do professor quanto a um tempo de folga mental e relaxamento com brincadeiras por parte das crianas. A resposta foi a mesma: o bairro é violento e de risco. Ao tentar criar o atual grupo de dança Explosão do Alcides, a resposta foi de que era um problema num bairro de risco. Que risco?
Alcides Mirim
Além dos grupos convidados, a escola apresentou seus próprios talentos, como a Quadrilha Mirim do Alcides e a Explosão do Amor do Alcides, este na faixa etária entre 10 e 15 anos, todos oriundos do turno da tarde. Foi uma reivindicação feita diretamente a minha pessoa em 2010 pelos próprios alunos, que se consideravam fora dos eventos. De início foi difícil convencer a direção da escola sobre a necessidade de se implantar um grupo de danças. Houve até a sugestão por parte da coordenação de se criar um projeto para que pudesse ser aceito. As coisas sempre foram difíceis em administrações passadas, pois, segundo me confidenciou um professor mais antigo, quando a idéia partia dos professores e não da direção, era refutada, como foi o caso das duas primeiras arquibancadas, que hoje servem para acomodar os visitantes.
Qudrilha Explosão do Amor do Alcides
Toda a alegria foi comandada pelo DJ Losa e Ronaldo de Deus, locutor e professor da unidade escolar Alcides, com a cobertura da TV local SBT-Portel.
É mesmo de risco o bairro que mais cresce na cidade de Portel?
Estive na escola Lourdes Brasil e constatei que havia bebidas tradicionais nesse tipo de festividade, tal como o famoso quentão, assim como muita cerveja em latinha. Segundo colaboradores do blog Educadores de Portel, a escola Abel Nunes de Figueiredo também ofertou bebidas a classe alta da sociedade portelense que lotou as dependências da quadra esportiva. Mas, afinal das contas, quem foi mesmo o especialista que afirmou que a Cidade Nova é uma zona de risco? Ao percorrermos a rua 2 de Fevereiro, nos horários de pico, como entre as 11 horas e meio dia e entre as 18 e 20 horas, a percepção é nítida de que o povo está mesmo morando na Cidade Nova. Tudo que é novo pode passar por certas discriminaões, mas não deveria, principalmente aos olhos das pessoas cultas dessa cidade que precisam olhar melhor seus vizinhos, pois o centro vai ser mesmo o bairro da Cidade Nova.


Nenhum comentário: