Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

sábado, 7 de maio de 2011

II CONGRESSO DO SINTEPP/PORTEL ESQUENTA COM DENÚNCIAS CONTRA O GOVERNO DE PEDRO BARBOSA

Cidadão comum debate congresso do SINTEPP
Teve início nesta sexta-feira o II Congresso Municipal de Educação do Sintepp em Portel sem a presença das autoridades do município. Tanto o prefeito Pedro Barbosa quanto o vice-prefeito Carlos Moura não compareceram, cabendo a única representação da SEMED pelo diretor de ensino Rosivaldo Paranhos, pois a secretária de educação, Rosângela Fialho, também deixou de participar do maior debate sobre educação do ano.

Nesse sentido o professor Oclécio fez duras críticas aos pré-candidatos pelo fato dos mesmos se ausentarem do debate apesar de terem sido convidados, o que, segundo o lente, constitui um desrespeito à educação.

Um momento que ganhou aplauso inconteste foi quando o vereador do PV Raso – José Pereira da Costa – criticou de falta de respeito um ofício datado de 2009 e assinado pelo prefeito de Portel, Pedro Rodrigues Barbosa, no qual manda reduzir a carga horária de professor efetivo no ano seguinte. Além disse, Raso também falou sobre o contrato de 4 meses, pois, de acordo com o parlamentar, fere a Constituição, o que retiraria o direito à remuneração devida às férias do mês de julho. Da mesma forma estariam prejudicados os barqueiros, complementou o vereador. Logo em seguida, veio o intervalo para o lanche.

Aproveitei a ocasião e entrevistei o vereador Raso. Amparado em questão suscitada no último 29 do corrente na localidade conhecida como Inferno (comunidade Santo Ezequiel Moreno), onde houve um encontro de caráter pedagógico, perguntei se existe uma resistência quanto à aprovação do novo concurso público e este respondeu que da sua parte, há, pelo contrário, uma constante cobrança pela realização do certame. Logo em seguida foi a vez do professor e vereador Paulo Sérgio, do PT. De acordo com Paulo Sérgio, o concurso público só virá após a aprovação do novo PCCR – o plano de cargos, carreira e remuneração do município. Rebati dizendo que se trata de apenas uma estratégia para não realizar concurso público e que a manutenção dos contratos é um processo eleitoreiro. Indagado se o plano de cargos e salário vai ser aprovado antes de junho de 2012, o vereador manifestou sua posição de que existe uma determinação para esse fim. Solicitei então uma cópia da proposta de PCCR encaminhado à Câmara e Paulo Sérgio se comprometeu em me dar uma cópia da existente naquele parlamento.

Mas a contradição estaria logo em seguida, quando houve o retorno às atividades com a Análise de Conjunturas feitas pelos representantes dos partidos políticos. O vereador Raso disse que o PCCR não mais está na Câmara de vereadores e que o plano foi retirado através de ofício do gabinete do prefeito. “O PCCR sumiu”, disse o vereador Raso.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ronaldo, parabéns pelo blog. Confesso que tinha outra impressão a respeito do Ver. Razo, porém, passo a adimirá-lo e respeitá-lo.

Educadores de Portel disse...

Colega, assim como a gente tem uma impressão negativa e esta se torna positiva, como foi o seu caso, há outras situações em qeu a coisa ocorre em sentido contrário, como aconteceu com o caso recente dos outros vereadores, que votaram contra as alterações feitas ao novo estatuto.

Aurismar Lopes Queiroz disse...

Olá, companheiro,
no último dia 19 tivemos a aprovação do nosso PCCR, fruto de muita luta e negociação entre Sintepp e governo, tivemos uma mesa de negociação durante um ano. Não é o Plano de nossos sonhos, mas tivemos muitos e significativos avanços, por exemplo, gratificação de regência de 15%, sendo que o professor readaptado terá 10%, asseguramos a avaliação de desempenho a cada triênio, uma vez que estava emperrada desde 2003, sendo que quem é concursado de até 2005 já passará automaticamente da letra A para a C o que corresponde a 10% de aumento, a gratificação de mestrado passou do irrisório 15% para 100%, o doutor ganhará 150%. Ainda não há nada referente a hora atividade, mas já estamos nos preparando para travar essa luta. Desejo, sinceramente, que os companheiros consiguam aprovar com sucesso o PCCR desse municipio.
Um Grande abraço!

Educadores de Portel disse...

Entendo que as conquistas dessa natureza provêm de muita luta e que, a exemplo do que houve nos governos de Ana Júlia e Jatene, as vitórias alcançadas tiveram um alto custo para aqueles que estiverem à frente dos embates, assim como também a outros que apoiaram a causa. Sentimos gratos pelas palavras de apoio e que visite nosso blog sempre que puder.