Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

sexta-feira, 20 de maio de 2011

CAMINHADA CONTRA EXPLORAÇÃO SEXUAL EM PORTEL


Participei nesta manhã, 18/05/2011, de uma caminhada contra a exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes. Era uma mobilização da Secretaria Municipal de Assistência Social - SETRAS, Conselho Tutelar, entre outros, que englobava as várias escolas da rede municipal de ensino, entre elas:Alcides Monteiro, Abel Figueiredo, Graça Lima, Rafael Gonzaga, Nicias Ribeiro e Ágape da Cruz(esta das irmãs agostinianas que cuidam das crianças órfãs ou em situação de risco).
Fui avisado do evento logo após ter entrado na sala de aula, às 15:05 h, deixando-me numa sinuca de bico. Sem tempo para planejar algo mais elaborado, recorri a minha habilidade com o lápis. Desenhei figuras (veja abaixo) de acordo com as frases que escrevi na lousa, após discutir com os alunos formas de abuso, avisei aos meus alunos na faixa etária compreendida entre 10 e 15 anos de idade que não faria algo de angelical,sonhador, longe do real. Dessa forma, escrevi:
1. Casar com de menor é crime;
2. contratar babá de menor: intenção sexual;
3. casar com de menor é imoral;
4. presença de crianças em bares é crime;
5. presença de adolescentes em bares é crime;
6. presença de crianças e adolescentes em festas é crime.
Como os movimentos dessa natureza são postos em prática têm em si uma visão um tanto ingênua, creio que as crianças e adolescentes precisam de uma abordagem mais direta,franca.
Os nossos cartazes, ou seja,meus e dos alunos da 3ª série,eram os mais ousados e chavamam a atenção principalmente pelos desenhos cômicos que por onde passavam causavam admiração e também risos. E, como era de se esperar, houve pessoas que criticaram, como uma adolescente que disse: "não tem nada a ver", referindo-se aos dizeres "contratar babá de menor: intenção sexual".
Certamente aquela garota nunca teve um professor que falasse abertamente sobre a questão. Quero inclusive recomendar o filme Babysitter de Luxo, com John Leguizano, Cynthia Nixon, Katherine Waterstone, que é dirigido por David Ross. Trata-se de uma adolescente que ganha algum dinheiro trabalhando como babysitter (babá, em inglês). Um dia, porém, ela se envolve com um de seus patrões e a partir daí acaba transformando seu serviço e passa a ser garota de programa de homens casados. Bom para ser usado no sentido de alertar sobre as outras facetas de abuso sexual.
Aliás, contratar pessoas com menos de 18 anos, segundo legislação brasileira, é considerado crime, o que obsta a presença de menor idade em casa de família para cuidar de crianças.
Comente minhas postagens. Para isso, use o link abaixo. Você pode postar comentários como anônimo ou se identificando através de e-mail, por exemplo.

Nenhum comentário: