Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

sábado, 16 de outubro de 2010

AUTORITARISMO NAS ESCOLAS RURAIS DE PORTEL LEMBRAM OS TEMPOS DE GEISEL

O novo diretor  da escola Ezídio Maciel, zona rural de Portel, parece não estar alinhado com as regras de comportamento da boa vizinhança. Ao assumir o cargo antes ocupado pela ausente professora Inês Brasil, Angeniro prometeu  trabalhar em harmonia com os demais servidores. 
Mas essa promessa parece estar passando muito longe.  Usando do autoritarismo, obrigou os  professores e serventes  a trabalharem nos feriados nacionais. Isso aconteceu desde o dia das crianças até o dia dos professores. Os professores contratados não protestaram temendo por seus empregos temporários. Estive na localidade Boa Vista, local onde está estabelecida a escola Ezídio, e ouvi alunos e pais. Não parecem nada satisfeitos. Outro setor que se mostrou indignado foi a igreja católica, que se posicionou contrária a essa arbitrariedade durante programação matutina da rádio local, a Arurará FM.
Segundo o diretor, esta decisão partiu da própria Secretaria de Educação, a qual argumenta que o segundo semestre estaria prejudicado pelo inicio tardio das aulas. Além desse fator do atraso no início do ano letivo, o pagamento dos servidores, atualmente bancado pelo FUNDEB, ocorre em datas variadas e isso causa demora dos professores na cidade. Outro determinante no atraso é o pagamento dos barqueiros, que geralmente sai em data posterior aos dos professores.  Mas há outro problema. O repasse de combustível aos barqueiros também ocorre sempre em datas diferentes.
A lista de problemas enfrentados por esta escola parece ser infindável, pois o próprio motor conjugado que provém energia elétrica para o abastecimento de água está com problemas, fato já divulgado neste blog. Diante desse empecilho o diretor Angeniro já quebrou um acordo firmado entre professores, alunos pais, comunidade e ex-diretora, pacto esse que previa a suspensão das aulas quando não houvesse energia, fato também noticiado neste blog. Os alunos reclamam dessa decisão pelo fato do local ser muito quente e com isso eles acabam consumindo muita água e esse bem precioso só é disponível se o conjugado estiver funcionando para fazer funcionar a bomba do poço artesiano.

Nenhum comentário: