Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

quarta-feira, 10 de março de 2010

Reunião da comunidade São Bento com a diretora do Hospital


No dia  12 de dezembro de 2009 aconteceu uma grande reunião na comunidade São Bento do Acutipereira sobre retirada de equipamentos do posto local para o hospital Wilson da Mota Silveira. - Ressaltamos que a comunidade não fez nenhuma objeção com relação ao fato de a reunião estar sendo gravada, assim como a própria representante da secretaria municipal de saúde, sra. Gracinha. - A população local se revoltou porque há alguns anos passados, após a inauguração do posto, foram levados alguns materiais como duas geladeiras e nunca mais se teve notícias delas.
 Como lembrou muito bem a presidente do Sindicato Rural de Portel - GRACIONICE SILVA -," foi preciso haver desgraça com a morte de 16 pessoas para que acontecesse a implantação do posto atual, causando feridas que não saram nunca". Diante disso, os comunitários agiram para não perder bens conquistados com alto preço: a morte de pessoas inocentes picadas por morcegos hematófagos. Mas a diretora do Hospital, Gracinha, disse: A secretária de saúde está trazendo tudo que tem nos postos de saúde do interior pra reformar. O professor Ronaldo de Deus, presente à reunião disse: às vezes os argumentos são muito fortes, convincentes demais e eu estava olhando as fotos, e quando vocês explicam pra gente que o material foi levado para reformas, pra pintar, eu olhei um material de inox, e inox não enferruja. A diretora Gracinha retrucou: "ainda não foi levado nada nesta gestão". E a Comunidade, em voz uníssona, disse: "já foi levado e fomos até ameaçados de ser preso por impedir que levassem tudo". Gracinha: eu preciso que a comunidade me diga o que foi levado, eu não tenho como dar uma resposta pra vocês. O que eu sei dizer pra vocês e isso eu posso garantir; o que foi prometido vai voltar, eu não posso falar o mesmo da geladeira, porque não foi agora, a geladeira foi na época da Carmem. Eu to dizendo, o que eu to garantindo pra vocês o que vai voltar é o que a Marilda levou. Prof. Odinéia: Dá pra alguém dizer, por exemplo, a D. Vena, que é a pessoa que cuida da limpeza desse material, do posto, dá pra enumerar o que tinha desde que o posto passou a funcionar? "Vena: olha, o que tinha no posto quando funcionou, primeiramente foi a geladeira, que foi levada e uma maca que também foi levada. E aí ficou três macas, quatro bancos, uma mesa inox, um fogão, um butijão, um ventilador, dois armários, um grande e dois pequenos. Agora ela (a Secretária de Saúde, Marilda) veio aqui e levou essa mesa de inox de alto e baixo, uma escada e um banquinho daqueles de rodar, três objetos que ela (Marilda) levou", disse a anciã. 
A reunião foi muito importante pelo fato de esclarecer algumas coisas obscura, como o sumiço das geladeiras e a falta de um comunicado das reais intenções da Secretaria em retirar equipamentos do posto de saúde da Comunidade São Bento. Outro ponto positivo foi a adoção de registros no setor de patrimônio municipal para identificação do que consta em determinado setor público, e, assim, nesta data a diretora, conjuntamente com a comunidade, Sindicato Rural, Conselho de Saúde e professores, fizeram um levantamento de materiais constantes do posto de saúde. Mas houve uma denúncia feita contra a técnica de enfermagem Rosa por mau atendimento aos pacientes, o que ficou para ser tratado em outra reunião.

Nenhum comentário: