Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

quinta-feira, 4 de março de 2010

ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA DA RÁDIO ARUCARÁ CAUSA CONFUSÃO

No dia 28 de fevereiro de 2010, houve discussão, ameaça, agressão verbal e um passa-perna que nunca mais tinha sido visto em Portel pelo controle de uma associação: a Associação de Comunicação Comunitária de Portel, a qual pertence a rádio Arucará.

A coisa não andava nada boa desde que o mandato do Ernanes Pinheiro Alves venceu no dia 20 de novembro de 2009 e de lá pra cá foi só confusão, pois uma parte dos locutores e associados temeram pela desgovernança da emissora e a destinação da verba proveniente dos apoios culturais e tomaram a iniciativa de convocar uma reunião extraordinária para tomar algumas atitudes até então não tomadas por ninguém.

Depois dessa reunião, que ocorreu no dia 20 de dezembro de 2009, no Auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Portel, saíram escolhidos os membros de uma comissão administrativa para gerir a rádio e receber os apoios dos comerciantes. Mas outro grupo resolveu montar, na calada da noite do dia 23 de janeiro de 2010, uma outra comissão para promover a imediata eleição e, assim, na casa do gerente do posto Progresso do Sr. Luiz Rebelo, às portas trancadas.

Ocorre que após a reunião da primeira comissão, não houve a homologação em cartório da ata de constituição da mesma e, assim, o grupo liderado pelo SINTEPP, na pessoa do Paulo Junho começou a perder espaço, pois desde o ano passado este sindicato já tinha sido repreendido pela antiga direção do Sr. Ernanes Pinheiro porque manifestaram opinião contrária à forma como a secretária Rosângela Fialho vem conduzindo sua administração frente à SEMED.

No dia 28 de fevereiro do corrente, o Sr. Carlos Moura, vice-prefeito de Portel, conduziu a reunião de eleição e todo o processo eleitoral, segundo se sabe, amparado num edital de convocação de eleição datado do dia 26 de fevereiro, ou seja, dois dias antes do pleito.

Cabe aqui um comentário acerca de duas coisas. Primeiramente, leva-se em consideração que uma emissora, em qualquer parte do mundo, tem seus poderes de influenciar as massas e Portel já sentiu o poder dessa mídia quando derrotou o candidato do Sr. Elquias Monteiro, o Raso e promoveu a única e maior de todos os tempos das greves que um sindicato de professores já fez e, acredita-se que não mais fará, pois o SINTEPP vem perdendo batalhas atrás de batalhas para o poder local.

O segundo comentário é sobre a prestação de contas da arrecadação da emissora, pois todos sabem que este é o único meio de comunicação existente desde o fechamento da rádio Cidade, antiga concorrente da Arucará, e esta última passou a usufruir de uma conta fabulosa em dinheiro, mas não se sabe em que se gasta, pois nunca houve prestação de contas e o tesoureiro, o Sr. Beto Sena, já afirmou que jamais assumiu o cargo e que essa função era desempenhada pelo Iscaraca, que desde o término do mandato do Sr. Ernanes nunca mais foi visto em Portel. Segundo fontes familiares, o Iscaraca estaria morando em algum lugar do estado do Amapá. Mas o estranho de tudo isso é que após o término do mandato daquela diretoria, o Sr. Ernanes continuou a receber o dinheiro do patrocínio nas lojas do comércio, segundo averiguou o Márcio Duarte perante os lojistas de Portel.

Mas a história está longe de acabar. O representante do SINTEPP, o Sr. Paulo Junho Goes promete entrar junto ao ministério público para impugnar a eleição, sob a acusação de falta de tempo para a veiculação do edital de convocação e da forma como foi conduzido o processo, pois a reunião assumiu caráter único, ou seja, leitura e aprovação do regimento interno, eleição e posse. Além disso, afirma o sindicalista, que não houve tempo hábil para tal edital de convocação e, sobretudo, não deu espaço para a sociedade civil, pois uma das grandes fomentadoras da implantação da rádio, com o apoio do bispo da Ilha do Marajó, D. Luiz Azcona.

Nenhum comentário: